sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Grupo Desportivo “Os Amarelos”
Ciclo de Conversas integradas no Projeto "Educar pelo Futebol de Formação" - 30.outubro.2015 -
Convidado Fernando Tomé
 
 
 
PROJETO “EDUCAR PELO FUTEBOL DE FORMAÇÃO”
“JUNTOS POR TODOS, FUTEBOL PARA TODOS”.
 
Início do Ciclo de Conversas com jogadores e antigos jogadores de futebol as quais se realizarão durante a época 2015/2016
Atletas do Grupo Desportivo “Os Amarelos” trocam experiências com a antiga glória do Vitória Futebol Clube e do Sporting Clube de Portugal e filho do Sr. João Martins Tomé, ex-presidente do nosso clube.
Fernando Tomé
A conversa conta com as participações da coordenação do futebol juvenil, as equipas técnicas, jogadores e encarregados de educação, Fernando Tomé servirá de exemplo para os jovens jogadores. Reconhecemos a importância de promover o ciclo de conversas deste tipo ao longo da época desportiva 2015/2016, sendo muito positiva a realização das mesmas na formação cívica e desportiva dos jovens atletas no projecto de educação.
Fernando Tomé também falará sobre a iniciativa do clube. Explicará que tem como filosofia fazer com que os jovens atletas procurem criar uma identidade com o clube como factor primordial, focando sempre a educação para valores e ética pela prática desportiva (Formação cívica, pessoal, social promovendo um ambiente escolar favorável à motivação para a aprendizagem pelo futebol de formação).
Expressamos a suma importância para o futuro dos jovens atletas, as conversas integradas no projeto “Educar pelo Futebol de Formação”.
A verdade é que o futebol juvenil hoje está muito complicado. É preciso fazer uma análise do futebol juvenil. Procuramos esta época que os jovens atletas amem o clube, procurem uma identidade. Conhecemos exemplos de outros jovens atletas que na grande maioria deparam-se sem rumo, sem caminho, sem horizonte.
A coordenação do futebol teve esta época desportiva esta iniciativa de trazer alguns convidados ligados ao mundo do futebol mostrando a dignidade e a importância do percurso escolar dos jovens atletas.
"Primeiro, os jovens atletas têm que aproveitar a grandeza do clube. Eles têm que agarrar as oportunidades. Pensar no percurso escolar, na família, ter um foco e objectivo".
Fernando Tomé, partilhará as suas experiências no futebol, deixará um conselho aos jovens que sonham em jogar no futebol, mostrar que existe vida fora do futebol juvenil, em especial para que não descurem nem abandonem os estudos.
A conversa valorizará a interacção, descontracção, criando um ambiente mais informal, descontracção, emoção e espaço de partilha, enaltecendo a grandeza do Grupo Desportivo “Os Amarelos”.
Defendemos bastante o Grupo Desportivo “Os Amarelos”, pelo sucesso das equipas de base, onde os jovens atletas precisam valorizar o que possuem hoje.
Graças ao trabalho de todas as pessoas do clube, conseguimos superar todas as dificuldades, estamos muito gratos por tudo.
A conversa com jogadores e antigos jogadores é mais uma ferramenta de preparação aos jovens atletas, que semanalmente, o Grupo Desportivo “Os Amarelos” promove através do projeto "Educar pelo Futebol de Formação" a integração entre todas as categorias de formação.
 
Fernando Tomé aceitou de imediato o nosso convite com alguma emoção, realçando a importância e o crescimento do futebol juvenil, orientação dos jovens atletas para boas práticas sociais, através da formação, tirando proveito da experiência que adquiriu enquanto brilhou nos relvados.

Os conhecimentos metodológicos que obteve e que lhe habilitam a transmitir o “ABC” da modalidade aos principiantes, serve de mais valia para a formação dos jovens atletas. Confessou que pretende ao mesmo tempo passar o seu testemunho, de modos a perpetuar o seu legado às futuras gerações.

“Entendi que tinha algo para contribuir. Acumulamos experiências e conhecimentos.”

Realçar o trabalho social e desportivo do Grupo Desportivo “Os Amarelos”, a ideia é puxar pelos jovens atletas para que não caiam na delinquência e se possam afirmar naquilo que muito gostam, que é jogar futebol hoje e no futuro.

Garantiu que continuaremos a desenvolver o nosso objecto social, superando as dificuldades com trabalho e vontade de fazer sempre melhor em prol do futebol juvenil.     
                                                             
 22.outubro.2015
 
A Direção
 

Sem comentários:

Enviar um comentário