terça-feira, 10 de maio de 2016

SAUDAÇÃO - Dia Nacional das Colectividades 2016
 
 
 

 

Saudação

 

Comemorações do Dia Nacional das Colectividades

40 Anos da Constituição da República e o Associativismo
Após longos anos de luta da nossa Confederação, a lei 34/2003 de 22 de Agosto veio fixar o dia 31 de Maio como Dia Nacional das Colectividades. Este dia não foi escolhido ao acaso, nem existe por capricho. Foi o dia em que se iniciou o Congresso em que foi fundada a então Federação das Sociedades de Educação e Recreio em 1924.

O Dia Nacional das Colectividades surge assim como reconhecimento ao associativismo popular de cultura, recreio e desporto - 30.000 entidades, 425.000 Dirigentes e cerca de 3.000.000 filiados. Esta é a maior rede social e de voluntariado do nosso país e tem como projecto uma sociedade com valores e com os objectivos de transformação social.

De alguns anos a esta parte, as comemorações desenvolvem-se por todo o país e no estrangeiro. Decorrem entre 15 de Maio e 15 de Junho, assumindo as mais variadas formas, tantas quanto a diversidade do nosso movimento e as parcerias possiveis.

Este ano, as comemorações do Dia Nacional das Colectividades são dedicadas aos “40 anos da Constituição da República e ao Associativismo”. A nossa lei fundamental consagra as liberdades de pensamento, expressão e reunião que estão na génese do associativismo. Só com cada uma delas e com todas em conjunto, poderá existir associativismo livre e democrático.

Entendemos por isso que a melhor forma de comemorar o Dia Nacional das Colectividades e os 40 anos da Constituição da República é praticar a democracia no dia-a-dia, é intervir conjuntamente com outros movimentos sociais para a melhoria das condições de vida do nosso povo e para a felicidade de crianças, jovens, adultos e idosos, independentemente da sua condição económica, social ou étnica.

Saudamos ainda o Poder Local Democrático que comemora este ano o 40º aniversário das primeiras eleições em democracia, bem como todos os Dirigentes Associativos na passagem desta importante data e manifestamos a nossa solidariedade e apoio a todas as actividades associativas de cultura, recreio e desporto como contributos para democracia participativa, a qualidade da democracia e coesão social.

       Viva o Dia Nacional das Colectividades!      
                                                               
Viva o Movimento Associativo Popular!

Viva Portugal!

 
 A Direcção da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto


Sem comentários:

Enviar um comentário