sexta-feira, 13 de novembro de 2015

 
Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense
 
PEDRO MESTRE - CAMPANIÇA DO DESPIQUE
21 DE NOVEMBRO
   CINETEATRO GRANDOLENSE
 
 
 
Há 20 anos a cantar a música tradicional do Alentejo, pioneiro do projeto de salvaguarda do Cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos, Pedro Mestre é um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas gerações na música tradicional do Alentejo, levando o Cante Coral Alentejano para as escolas, onde desde 2006 ensina a tradição a alunos do 1º ciclo, em várias escolas do Baixo Alentejo. 

Paralelamente ao cante, Pedro Mestre tem trabalhado na preservação e salvaguarda da viola campaniça, instrumento tradicional do Alentejo. Aprendeu com os mestres tocadores a arte de construir e dedilhar esta peculiar viola de arame e, para além de a ensinar nas escolas, já levou este instrumento aos quatro cantos do mundo .


“Campaniça do Despique” evoca o mais genuíno toque de viola campaniça, que desde sempre acompanhou os cantes de improviso no Alentejo. Neste espetáculo, Pedro Mestre irá presentear o público com temas inéditos da sua autoria e modas do cancioneiro tradicional alentejano, as quais ganham novo fôlego, onde a tradição e inovação se fundem.

Organização: Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense
Apoio: Município de Grândola
Local: Cineteatro Grandolense (localizado no Centro Tradicional de Grândola)
Data e hora: 21 de novembro, 21h30
Entrada Gratuita
Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense
Rua Dr. Evaristo de Sousa Gago, 16 - 18
Grândola 7570-219

Sem comentários:

Enviar um comentário