terça-feira, 24 de novembro de 2015

Centro Republicano Democrático de Fânzeres
 
RAGGA NO CRDF!!!
 
 
 

O Centro Republicano e Democrático de Fânzeres, informa sobre
um novo projecto que se está a iniciar no CRDF. 


Vimos por este meio informar que no dia 30 de novembro de 2015 às 21h30 vai iniciar no CRDF uma modalidade de dança que se chama Ragga Dance Hall, este projeto que o CRDF abraça é feito por jovens para jovens, é importante que nos ajudem a divulgado pelos vossos contactos, e quem sabe também participar nele.

 
Para que possam conhecer mais a modalidade passamos a apresentá-la:

História 

Os sound system ou sistemas de som (nome utilizado para designar conjuntos de altifalantes ou caixas de som, amplificadores e gira-discos) teve o seu início nos anos 50, na Jamaica, e fazia sucesso principalmente entre a população menos privilegiada que não tinha condições de ter rádio ou gira-discos. O termo Dancehall nasceu no final dos anos 70, nos espaços onde os sound system realizavam as suas festas e tocavam as gravações populares jamaicanas. Estas festas eram chamadas de “dance halls”.

 
Nessa altura, mudanças políticas e sociais, na Jamaica, reflectiram um distanciamento do Reggae Roots (estilo que dominou a maior parta dos anos 70) mais internacionalizado, em vista a um estilo mais orientado ao consumo local. Assim, os temas de injustiça social, repatriação e de temática rastafári deram lugar a letras sobre festas, violência e sexualidade explícita. Rivalidades entre jovens jamaicanos encontravam nas “dance halls” uma forma temporária de resolver conflitos através de competições de dança, originando o termo Dancehall Crashers. Esta e outras formas de violência das ruas faziam pate do estilo de vida do rude boys e deu origem a uma cultura de gangues políticas violentas na Jamaica.
 

O estilo musical moderno do Dancehall é híbrido e caracterizado por um DJ ou um “MC-Jay” que canta e produz as próprias batidas (riddim). A estrutura musical é enraizada no reggae embora os ritmos digitais utilizados o tornem consideravelmente mais rápido e os temas abordados são, geralmente, temas de rude boys. Com o tempo, o termo Dancehall Digital (popularmente conhecido por Ragga) foi sendo caracterizado por ritmos mais acelerados, com pouca conexão com os ritmos do início do Reggae. Nos anos 90 tornou-se comum o cruzamento do Dancehall/Ragga com muitos Gangsta Rap.

 
A popularidade do Dancehall gerou vários passos de dança que ajudam a dar mais vibe nas festas e deixam as performances de palco mais energéticas. Muitos dos passos vistos em vídeos de hip-hop na verdade são variações de passos do Dancehall. Várias Crews de dançarinos ganham notoriedade ao criar e popularizar esses passos, e muitos DJs como Elephant Man e Beenie Man escrevem letras sobre os novos passos de dança que surgem.
 
Valências e objectivos
 
Como modalidade o Ragga Dancehall é caracterizadO como uma modalidade que permite o conhecimento de uma outra cultura com passos característicos onde se pode observar, entre outras características, a sensualidade. Permite desenvolver o estilo próprio da modalidade, a capacidade de memorização coreográfica, conhecimento dos passos base referentes ao estilo de dança, coordenação e flexibilidade. Permite um bom momento lúdico de prazer corporal, funcionando também como um “escape” ao quotidiano.
 

A palavra de ordem é diversão. Por isso aparece dia 30 novembro às 21h30 no CRDF para experimentar!
 
Centro Republicano e Democrático de Fânzeres
Rua da Igreja 470, 4510-582 Fânzeres
224894792


 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário