sábado, 16 de novembro de 2019

Sociedade Filarmónica Palmelense "LOUREIROS"
"SENTE A HISTÓRIA"  
Concerto dedicado ao Maestro JOAQUIM LUIS GOMES



Estimados amigos, associados e parceiros.

“SENTE A HISTÓRIA”  é um Concerto dedicado ao Maestro JOAQUIM LUIS GOMES, com a Banda de Música da S.F.P. Loureiros e Banda de Música da Carris, sob a direcção do maestro Pedro Ferreira e que terá lugar no próximo dia 16 de Novembro (21:30h), no salão dos “LOUREIROS”.
Joaquim Luis Gomes “uma das figuras mais marcantes da música portuguesa no século XX”.  
A sua actividade criadora sobrepôs-se a todas as restantes, dedicando-se inteiramente à composição, em que se distinguiu nos mais variados géneros.

Na música ligeira, a que deu notável impulso, quer na forma quer nas orquestrações, foi director da Orquestra do programa “Canções de Portugal”, na ex-Emissora Nacional, produziu e realizou programas inteiramente preenchidos com composições suas, dirigindo também a orquestra de concerto, a orquestra ligeira e a orquestra típica daquela estação emissora. Internacionalmente, ganhou primeiros prémios em Itália (Festival da Canção Latina, em 1955) e em Espanha (Festival da Canção do Douro, em 1970). Em Portugal foi-lhe atribuído o 2º. Prémio no Concurso Nacional de Canções da TV, em 1983. A sua produção inclui ainda obras para o teatro, para o cinema e para televisão.

Anota-se que algumas das suas canções escritas para a rádio foram cantadas em estreia absoluta, nas festas da SFP Loureiros, por elementos do nosso Grupo Cénico, e só depois é que foram apresentadas pelos artistas da rádio…

Como chefe de orquestra, o Maestro Joaquim Luis Gomes dirigiu em Inglaterra, Espanha e Brasil.
Na área da música de câmara, compôs uma sonata para piano, um “Prelúdio concertante” para harpa e a “Suite infantil” para orquestra de cordas.

Na área da música orquestral, escreveu obras de grande qualidade para orquestra sinfónica ou banda, as quais atestam a sua fina inspiração e o seu conhecimento do “métier”. Abidis, Poema Ribatejano, Abertura Scalabitana, Pérolas Soltas, Tríptico para Bailado, Mar Português, (narrativa sinfónica baseada no poema “Mensagem”, de Fernando Pessoa) são algumas das suas obras sinfónicas. Para banda deve-se-lhe a Primeira Fantasia Popular PortuguesaRapsódia em FadoMotivos Portugueses, (para coro e banda), duas SinfoniasRapsódia em Canção (obra inédita, dedicada à Banda dos Loureiros), Rondó CampestreMemória Rústica e Retrato Urbano.

Nos Loureiros permaneceu de 1948 a 1958 e a sua obra realizada foi, deveras, importante. Assim, após um período de observação das capacidades individuais dos elementos da Banda, procedeu a algumas modificações que permitiram melhor aproveitamento dos seus músicos. O seu meticuloso trabalho de ensaio conduziu a Banda a elevados níveis artísticos, que a criteriosa escolha de repertório reforçou. Na verdade foi com este maestro que o repertório original para Banda começou a ter alguma relevância sem, todavia, terem sido postas de parte as obras clássicas, de grandes compositores, que faziam parte do repertório tradicional das bandas.

No âmbito da música ligeira, a nossa Sociedade beneficiou também da arte de Joaquim Luís Gomes. Ainda em 1948 foi levada à cena uma revista “CT1DK”, com música da sua autoria, tendo o maestro também dirigido a orquestra.

Tendo grande actividade na rádio e na televisão e dirigindo em Lisboa a Banda da Carris, era previsível que, mais tarde ou mais cedo, o Maestro teria de abandonar os Loureiros. Fê-lo quando já não lhe era de todo possível continuar. Quantas vezes, em noites de ensaio, a banda esperava muito para além da hora do começo que o maestro chegasse para que se pudesse ensaiar… Partiu, pois, com grande pena de todos os Loureiros, visto que a todos tinha cativado, não só pela sua arte mas também pelas suas qualidades humanas. Resta-nos a memória do excelente trabalho que realizou e a sua amizade, mais de uma vez demonstrada e que manteve com a S.F.P. Loureiros e em especial com a nossa Banda de Música, fortes laços profissionais e de amizade.



A todos convidamos para assistir e partilhar connosco uma noite musical, na companhia 
de uma Grande Banda de Música formada pelos músicos da Banda dos Loureiros
e da Banda da Carris.
 
Contamos com a sua presença. A entrada é livre. 
e-mail: geral@loureiros.org



Sem comentários:

Enviar um comentário