domingo, 10 de novembro de 2019

Círculo Cultural Scalabitano
TEMPORADA E OUTONO DO CÍRCULO CULTURAL
 COM PROGRAMA DIVERSIFICADO

Com programa diversificado prossegue a Temporada de Outono, organizada pelo Círculo Cultural Scalabitano.
Será um domingo, dia 10 de novembro pleno de oportunidades para públicos distintos.
Assim, para os amantes das caminhadas, logo pelas 9H00 da manhã, tem inicio a segunda caminhada de outono, com partida da Avenida Bernardo santareno, junto à Pastelaria Delícia, de onde se seguirá em carros próprios, para Marianos – Almeirim. O percurso, circular, é considerado fácil e de cerca de onze quilómetros.
Depois, pelas 15H00, o renovado Teatro Taborda apresenta o espetáculo de Palhaços: “Branquinho, Pantufa e Cabeça de Nabo”, pelo Veto Teatro Oficina. A direção Artística é de António Júlio Santos, numa produção que atravessa gerações e esteve na passada semana nos palcos da televisão. Como sempre, os três amigos marcaram encontro, para mais uma tarde de grandes aventuras.
O Branquinho, como sempre todo mandão, vai tentar pôr tudo nos eixos, mas ninguém acredita que os dois amigos, face à irreverência do Pantufa se deixem comandar e, como sempre, vai tudo terminar numa grande confusão. Mas se querem saber o que vai acontecer, o melhor é ver e rever este espetáculo do Veto.
O Elenco inclui os atores António Júlio Santos, Mário Marcos, Francisco Selqueira, estando a componente técnica à guarda de José Carlos Jordão, devendo a função durar cerca de 60 minutos e sendo recomendada para todas as idades.
Mais tarde, pelas 18H00, o Círculo Cultural Scalabitano apresentará a exposição de Pintura de António Canavarro, um projeto com curadoria de Fernanda Narciso
António Canavarro desde 2006 que se vem dedicando à pintura de forma continuada, tendo participado em diversas exposições coletivas e realizado três exposições individuais, nomeadamente: em Tomar (2016), em Lisboa (2017) e em Óbidos, já este ano.
Em 2019 participou, pela primeira no Pictorin, realizado no passado mês de setembro, e expõe pela primeira vez, a nível individual, em Santarém.
Com esta exposição, o Círculo Cultural inicia um ciclo de exposições de artes plásticas que procurará dar visibilidade a artistas do território, com exposições a abrir sempre ao dia 10 de cada mês. O projeto tem curadoria de Fernanda Narciso e inclui já um plano de apresentação de artistas e de trabalhos continuado.





Concerto da Orquestra Típica Scalabitana


ORQUESTRA TÍPICA SCALABITANA APRESENTA-SE NO TEATRO TABORDA

A Orquestra Típica Scalabitana, volta a apresentar-se no seu espaço, o renovado Teatro Taborda, Círculo Cultural Scalabitano, num concerto único, na próxima 6.ª feira, dia 7 de novembro, às 22H00, retomando assim um habito antigo, interrompido nos últimos anos.
O concerto integra-se na Temporada de Outono que o Círculo vem organizando há já alguns anos e que este ano se pr5olonga pelos meses de outubro, novembro e dezembro e, será uma viagem intimista, pelas paisagens sonoras da música portuguesa, com destaque para o património musical do Ribatejo.
A Orquestra que tem direção artística do Maestro Abílio Figueiredo, apresentará um conjunto de temas já conhecidos do reportório do grupo, bem como novas melodias, algumas delas com arranjos harmónicos do atual Maestro, interpretadas quer apenas orquestralmente quer com solistas individuais ou em duetos.
O concerto oferecerá um alinhamento que se pretende equilibrado quer nos poemas quer nas melodias, por forma a constituir um bloco musical agradável, diversificado e sobretudo intimista. Oportunidade para na proximidade dos músicos e dos cantores, sentir o respirar da orquestra, experienciar a proximidade da criação musical, sentir como o coletivo se pode harmonizar tão bem em prol de um produto artístico final, tão atraente como surpreendente.
E é aqui que o trabalho da orquestra se distingue, conseguindo ao longo doas largas décadas de trabalho e de vida que já leva, dirigida por um conjunto também diversificado de maestros, manter uma inquestionável qualidade de trabalho e essa capacidade de simultaneamente representar tão bem o ribatejo enquanto nos oferece percursos pela música portuguesa.
Será assim, mais uma vez, na próxima 6.ª feira, no ambiente intimista do Taborda, o teatro de bolso do Círculo Cultural Scalabitano, onde os cem lugares da plateia, serão certamente poucos para acolher este espetáculo que vivamente recomendamos.


Sem comentários:

Enviar um comentário