sábado, 23 de novembro de 2019

Associação Lopes-Graça 
Sessão do Ciclo de Conferências e Concertos



Vimos, por este meio, convidar Vossas Excelências para participar na próxima sessão do Ciclo de Conferências e Concertos, organizado pela Associação Lopes-Graça e pela Câmara Municipal de Setúbal, a ter lugar Sábado, 23 de Novembro de 2019, 17h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, Setúbal.

Partindo da celebração do 90.º aniversário de Michel Giacometti, enquanto mote, esta sessão visa abordar o processo colaborativo entre o etnólogo e o compositor Fernando Lopes-Graça, a partir do primeiro encontro de ambos na década de 1950. 

Será discutida a articulação entre o processo de "recolha" etnográfica de repertório pelas diversas regiões do país e o seu respectivo tratamento teórico e selecção para edição fonográfica através da Antologia da Música Regional Portuguesa, publicada a partir do início da década de 1960 (e para a qual se constituiu a etiqueta discográfica Arquivos Sonoros Portugueses), a qual seria seguida de outras publicações, entre elas o Cancioneiro Popular Português, edição impressa publicada em 1981. 

Serão, ainda, discutidas diferentes recepções da produção colaborativa de Giacometti e Lopes-Graça, assim como o seu impacte nos trabalhos de recolha e reinterpretação musical de outros investigadores e músicos.

Teremos, por fim, a oportunidade de apreciar o Concerto proporcionado pelo Quarteto de Cordas de Sintra; interpretará: 14 Anotações para Quarteto de Cordas e a Suite Rústica n.º 2.

Entrada livre.






Sem comentários:

Enviar um comentário