terça-feira, 28 de abril de 2015

Pós 25 de Abril

     Saudações, caros leitores.
    Enquanto Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, desde o início, em 1924, que defendemos não só os direitos como a dignidade de todos de modo a vivermos numa sociedade justa e igualitária. A verdade é que muitos dos portugueses viveram em estados de miséria e pobreza devido ao estado Salazarista que durou até ao dia 25 de Abril de 1974, dia da Revolução e da Liberdade.

     Muitos foram aqueles que tentaram derrubar este regime, antes de 1974, mas não conseguiram devido à falta de liberdade de expressão (se falássemos mal do governo, a P.I.D.E prendia e torturava quem o fazia) e à censura escrita (o "lápis azul" censurava todos os textos que fossem contra o governo ou que tentassem mudar a mentalidade das pessoas); devido ao recolher obrigatório (as pessoas não podiam andar em grupos à noite); obrigatoriedade se serviço militar e "Guerra do Ultramar" (era obrigatório ir para a guerra). Tudo isto, dizia o Salazar, era em nome da Pátria mas o objectivo era totalmente o contrário, ou seja, tudo o que Salazar trouxe aos portugueses foi miséria, desrespeito, falta de direitos, falta de liberdade, entre muitos outros.

    Contudo, devido à coragem e bravura do povo, e de alguns militares, começou a preparar-se a tão esperada revolução contra o regime da Salazarista, de modo a voltarmos a ter a Democracia. Até que a 25 de Abril de 1974, com canções revolucionárias como "E Depois do Adeus" ou "Grândola Vila Morena", anunciou-se a Revolução e conseguiram repor a liberdade, até porque os militares uniram-se ao povo de modo a aumentar a contestação e o poder daqueles que defendiam os verdadeiros ideais democráticos. 

     Desde essa altura, que o povo português tem liberdade em todos os contextos (já pode falar, escrever e lutar pelos seus ideais sem ser preso ou torturado), tem dignidade e direitos defendidos por todos, surgiu o sufrágio universal e a defesa pelos direitos da mulher (as mulheres já podiam votar e já conseguiam trabalhar em mais postos de emprego ou em cargos diferentes), pode andar livremente na rua a qualquer hora e com as pessoas que quiser, ou seja, uma única revolução trouxe a liberdade e a esperança aos portugueses de modo a puderem demonstrar o povo que realmente são.

Enquanto Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, defendemos os direitos e a liberdade não só das associações, colectividades, concelhos e freguesias, como de toda a sociedade portuguesa, de modo a vivermos com justiça, igualdade e fraternidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário