quarta-feira, 22 de abril de 2015

O que é a C.P.C.C.R.D?

    Saudações, caros leitores .
  Somos a Confederação Portuguesa das Colectividades e queremos aumentar a nossa difusão, para ajudarmos mais pessoas nas Freguesias, nos Concelhos, sobretudo nas Associações de Cultura, Recreio e Desporto. Por essa mesma razão, aderimos ao blog para as pessoas perceberem melhor quem nós somos, o que fazemos e porque existimos.

     Neste momento somos reconhecidos enquanto Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, mas tudo em começou em 1924 quando foi constituída a "Federação Distrital das Sociedades  de Educação e Recreio", sendo que depois de vários congressos, (1.º Congresso Regional das Sociedades de Recreio em 1924; 2.º Congresso Regional em 1934; 1.º Congresso Nacional das Colectividades de Educação e Recreio, e o 3.º Congresso Regional em 1940; 2.º Congresso Nacional e 4.º Congresso Regional em 1949; Congresso da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio em 1987; 3.º Congresso Nacional das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto em 1993; 4.º Congresso Nacional das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto em 2001) fomos mudando a nossa identidade corporativa e os princípios pelos quais hoje nos regemos. É importante referenciar que somos uma instituição nacional sem fins lucrativos, contamos com várias Estruturas Descentralizadas - Federações Distritais, Associações Concelhias e Colectividades ELO, que em conjunto com as Colectividades, Associações e Clubes, promovem a Cultura e Desporto de cariz popular.

 Devido à dignidade, actividade e dimensão da C.P.C.C.R.D. foi-nos "depositado" todo o património da "Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio". Sendo que começámos também a abranger associações de portugueses residentes no estrangeiro através do nosso espírito voluntário de querer ajudar e apoiar quem realmente merece.

Dispomos de diversos tipos de apoio para as nossas filiadas, serviço; projectos, parcerias. Lutamos continuamente pelo reconhecimento e valorização do Movimento Associativo Popular junto dos poderes instituídos, quer do Governo, Assembleia da República ou das Autarquias Locais.

 Este será o primeiro de muitos artigos que a C.P.C.C.R.D. vai escrever na tentativa de estabelecer  uma maior proximidade perante os seus públicos, e para que, como referenciámos no texto, possamos ajudar e apoiar mais as Federações Distritais, Associações Concelhias e Colectividades ELO. Agradecemos a sua leitura e até breve.


Sem comentários:

Enviar um comentário