domingo, 25 de novembro de 2018

Círculo Cultural Scalabitano

Temporada d'Outono - 22 a 25 nov 




PROGRAMAÇÃO CULTURAL – novembro 2018
“Temporada d’ Outono”

A Temporada de outono do Círculo Cultural Scalabitano, prossegue com a oferta de um conjunto diversificado de propostas interessantes e desafiadoras.

1. Na 5.ª feira 22 de novembro, às 18H00, assinala-se o momento solene de Celebração do 64ª Aniversário do Círculo, de uma forma muito especial: A associação, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém e o CIJVS - Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, promovem uma Assembleia de Investigadores no salão nobre do município, com a Comunicação “Cristóvão Colombo e Fernão de Magalhães, dois navegadores portugueses ao serviço de Espanha” pela Professora Doutora Manuela Mendonça, Presidente da Academia Portuguesa da História.

2. A 23 de novembro, 6.ª feira, às |21H30, no Teatro Taborda, o Veto Teatro Oficina, estreia a sua mais recente produção artística: “Branco Vermelho e Preto / 35 Anos Depois”
Um texto original de Fernanda Narciso, que também assina a encenação. A este respeito, a autora/encenadora, afirma: “Vivemos um período em que a única certeza e a incerteza e o inesperado. O esquecimento vence a memoria. Procuramos sem ter a certeza de encontrarmos.
Criamos imagens ao longo do espetáculo e as personagens mostram tanto a sua nudez interior, sós, como se agrupam defendendo-se de guerras mudas que podem mudar a nossa vida num instante. A felicidade (e a sua procura) é a palavra chave. Todos a procuram, nem todos a encontram.”
Espetáculo no feminino, onde as artes plásticas são omnipresentes, conta no elenco com todos os elementos do Veto, nomeadamente: Ana Almeida, Anabela Passos Ramos, Ana Pombo, António Júlio Santos, Angelina Madeira, Benedita Pereira Gonçalves, Bruno Fernandes, Eliseu Raimundo, Florbela Afoito, Fernanda Narciso, Francisco Selqueira, Mena Caetano, Mário Marcos, Margarida Ferreira, Nuno Amaral, Paulo Domingos, Rafael Raimundo, assinalando-se algumas atrizes em estreia.
A Coordenação Técnica e Desenho de Luz é de Francisco Cercas, a Iluminação de Andreia Fonseca e o Som de Nuno Domingos.

3. A 24 de novembro, sábado, às 16H00, sempre no Teatro Taborda, a Academia de Dança e Expressão Corporal do CCS, apresenta “Festa do Ballet”.
Serão entregues diplomas das provas da RAD – Royal Academy of Dance realizadas no passado mês de junho em Santarém no Círculo Cultural Scalabitano e certificados de frequência da Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano. Oportunidade para acolher no Círculo a família do Ballet, numa festa emotiva e de reencontro com pais e encarregados de educação.

4. Ainda no sábado, dia 24 de novembro, mas às 20H00, tem lugar o Jantar de Aniversário do Círculo Cultural, que desta feita decorrerá no Restaurante Quinzena do Santarém Hotel. As inscrições e reservas ainda podem ser feitas, para o tel: 243 321 150, ou diretamente no Círculo, Rua Maestro Luís Silveira n.º 4 | 2000-117 Santarém.
Neste jantar serão homenageados personalidades que se distinguiram particularmente, com o é o caso de, com a medalha de mérito, Rogério Feliz Ferreira (a título póstumo), Augusto Silva, Elvira Gouveia Botequim Santos Vinagre, Maria Emília da Cruz Moreira Almeida Carrilho, Álvaro Norberto Barros, Mário Maria Gomes Marcos, Francisco José do Carmo Selqueira e José Paulo Paiva Figueiredo da Cruz, enquanto a medalha de Honra será atribuída a Luísa Maria Teixeira Barbosa.
Entretanto, continuam abertas as inscrições para a Academia de Música do Círculo, nomeadamente para as aulas de: Viola com João Correia, canto, com Guilherme Madeira, Guitarra Clássica com João Loureiro e Viola de Arco e Violino, com Isabel Pereira.
Fica o convite a todas e todos os interessados a associarem-se a todas e a cada uma destas diferentes formas que o Círculo oferece de participação na vida cultural da cidade.

e-mail: circuloscalabitano@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário