quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Programação da Temporada de Outono
do Círculo Cultural Scalabitano
 
 

 
TEMPORADA DE OUTONO – CÍRCULO CULTURAL SCALABITANO
Espetáculo para Crianças e a apresentação do Livro, marcam a programação deste fim de semana
 
Nesta segunda semana, a Temporada de Outono do Círculo Cultural Scalabitano, vai oferecer-nos no Teatro Taborda, uma viagem com dois destinatários: O livro Antes do Crepúsculo, (sábado, dia 11.Nov., às 21h30) do Scalabitano Francisco Monteiro Pereira e um espetáculo para crianças, (domingo, 12.Nov., às 16H00), com os palhaços Pantufa e Augusto do Veto Teatro Oficina.
Quanto ao livro, uma ficção desenvolvida a partir de muitos factos reais, é um dialogo entre personagens que percorrem espaços como Santarém, Lisboa e o Brasil, tendo sempre como pano de fundo as vivências de um personagem que as vive na primeira pessoa e convive permanentemente com as questões económicos, ou não fosse o autor economista.
O ajustamento brutal, / Quanto do teu sucesso são lágrimas de Portugal. / Por te cumprirmos, quantos perderam o emprego, quantos partiram deixando outros em desassossego! / Com a alma dilacerada, mas não pequena, / Diz-nos lá ó Troika, será que aleu a pena?
Nas palavras do próprio autor, “no coração do Ribatejo, pulsa uma narrativa cerebral, feita de solidão e desejo, de memória, lucidez e ironia…”, que ilustra em textos como o que se segue:
Não era de espantar, numa época de costumes castradores, em que só “pensar-se” em sexo fora do casamento obrigava os bons católicos a irem ajoelhar-se ao confessionário, em que preservativo era camisa-de-vénus e tinha de ser pedida ao farmacêutico com um piscar de olhos. Ou em que a iniciação sexual dos rapazes da zona era, frequentemente, feita pelas prostitutas que vinham com as barracas de tiro e de matraquilhos à Feira de Todos os Santos, no Cartaxo. (…)
A apresentação será feita através de uma conversa encenada, entre Teresa de Jesus e Nuno Domingos e pontilhada com intervenções de dança por Mafalda Murta, da Academia de Ballet do CCS.
In "antes do crepúsculo", de Francisco PereiraJá o espetáculo dirigido aos mais pequenos, “Pantufa e Augusto à Conquista de Santarém”, uma produção deste ano, do Veto Teatro Oficina, terá lugar a dia 12 novembro, domingo, a partir das 16H00 e destina-se a crianças maiores de 3 anos.
O espetáculo será antecedido de visita guiada ao Teatro Taborda dedicada aos mais pequenos. Oportunidade para conhecer os bastidores e camarins, o guarda roupa e a carpintaria, enfim descobrir espaços normalmente “escondidos” do público. 
Depois, o Augusto vem à procura do Pantufa, cheio de vontade de brincar e tem uma ideia genial: desafia o Pantufa para brincarem á conquista de Santarém.
Em palco estarão os atores: António Júlio Santos e Nuno Domingos com  luminotecnia de Francisco Cercas.
A Temporada de Outono teve inicio na passada semana, com dois momentos em que o Círculo se encheu de amigos e espetadores, alguns dos quais pela primeira vez tomaram contato com os espaços da associação e encheram as salas onde se apresentaram: Os Contos de Mário Gin Tónic, na 6.ª feira pelo Veto Teatro Oficina e a Festa do Ballet da Academia de Dança do CCS, no domingo.
 
 
 
e-mail: circuloscalabitano@gmail.com
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário