sábado, 25 de novembro de 2017

Circulo Cultural Scalabitano
Temporada de Outono Programação
de 24 e 25 de novembro
 
 

PENSAR O CENTRO

CONTRIBUIR PARA A SUA REGENERAÇÃO

 

 “Sistemas de Gestão de Centros Históricos” é a Mesa Redonda que o Círculo propõe para 6.ª feira, dia 24 de novembro, às 21H30, no Teatro Taborda.

O Círculo Cultural Scalabitano está localizado no Centro Histórico de Santarém. Talvez mesmo na sua zona mais deprimida. O palácio demolido há mais de dez anos e a fachada em ruína do Teatro Rosa Damasceno ambas sem solução á vista, marcam muito negativamente um território onde a Igreja de São João de Alporão está fechada, o Cabaceiro precisa de manutenção e a antiga judiaria, já conheceu melhores dias.

Pensar a gestão do Centro Histórico é assim uma prioridade para o Círculo que se vê qual ilha, no meio deste conjunto de “ruínas”.

Mas nesta preocupação, a nossa postura é proactiva: pretendemos perceber o que nós próprios enquanto instituição podemos fazer para contrariar este estado de coisas; como contribuir; que elementos chave aportar.

Interessa-nos assim conhecer o pensamento teórico do Prof. Arq.to Adelino Gonçalves da Universidade de Coimbra, e o exemplo da cidade de Évora que será apresentado pelo Arq.to Eduardo Miranda, mas também, conhecer o pensamento e sobretudo a ação que se prevê ser desenvolvida pelos nossos dirigentes municipais, pois o objetivo é comum: contribuir para a "regeneração / reabilitação" do Centro Urbano Antigo de Santarém.

É por isso que teremos oportunidade de apresentar algumas propostas concretas de intervenção para aquele território, bem como de nos disponibilizarmos para contribuir para encontrar soluções para a sua regeneração.

 

NO SÁBADO 25 DE NOVEMBRO, SERÁ TEMPO DE CELEBRAR

No sábado, dia 25 novembro, a partir das 16H00, o Círculo abre as portas do teatro Taborda para a celebração do seu Aniversário. Oportunidade para homenagear aqueles que mais se distinguiram no trabalho da e pela associação, recordando a sua dádiva e celebrando o seu exemplo. Oportunidade ainda para apreciar música e poesia, vivendo uma jornada de arte e reconhecimento.

Nesse mesmo dia 25 novembro, sábado, a partir das 20H00, o Círculo promove o seu Jantar de aniversário que terá lugar no restaurante Varandas do Parque, no CNEMA. A todos os interessados se solicita a respetiva inscrição, na sede da associação, Rua Maestro Luís Silveira n.º 4 em Santarém, podendo saber mais informações através do telef.: (+) 243 321 150.

Informações também disponíveis em circuloscalabitano@gmail.com

 


Sem comentários:

Enviar um comentário