sexta-feira, 12 de junho de 2015

CULTURA EM LUTA

DIAS DA CULTURA EM LUTA Comunicado do Grupo de Coordenação CERCA DE UM MILHAR DE MANIFESTANTES EM LISBOA, NA PRIMEIRA ACÇÃO DE RUA EM DEFESA DE OUTRA POLÍTICA PARA A CULTURA, TODA A CULTURA VIVA OS DIAS DA CULTURA EM LUTA!

Ontem, dia 9 de Junho de 2015, cerca de um milhar de cidadãos, gente de todas as áreas da cultura e representantes das principais organizações subscritoras do comunicado conjunto Cultura em Luta, participaram na primeira acção de rua em defesa de outra política para a Cultura. O Grupo de Coordenação dos Dias da Cultura em Luta considera este acontecimento um primeiro passo, mas de grande valor político para a luta em defesa da cultura, da liberdade e diversidade culturais e da democracia.

Valoriza ainda a adesão ao comunicado conjunto, em menos de um mês, de mais de 60 organizações representativas de todas as àreas da actividade cultural, organizações sindicais, associações profissionais, estruturas de produção artística, organizações representativas do associativismo popular cultural e outras. Valoriza finalmente a ampla representatividade das organizações envolvidas, que marca a importância política, não apenas desta acção, mas de todo o programa dos Dias da Cultura em Luta.

Também no Funchal, no mesmo dia, um grupo de cidadãos acorreu ao apelo de activistas locais, assinalando assim, no dia do seu início, o carácter nacional e o entusiamo que os Dias da Cultura em Luta estão a gerar. Em Leiria, a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) apresentou a comunicação “Cultura em Luta: intervenção político-social da BAD”, durante o 5º Encontro de Arquivos Empresariais.

Em Almada e em Coimbra, já no próximo sábado, dia 13, terão lugar programas complexos, envolvendo dezenas de activistas e estruturas diversas de criação artística, que certamente confirmarão o impacto que o movimento está a ter. Continuam a chegar-nos adesões de estruturas ao comunicado conjunto e manifestações de apoio de pessoas dos mais variados pontos do país.

O Grupo de Cordenação dos Dias da Cultura em Luta apela à participação e mobilização dos cidadãos em torno das acções que se vão ainda realizar até ao fim do mês. O Grupo de Coordenação dos Dias da Cultura em Luta considera o processo em curso um passo de grande relevo para a luta por outra política para a Cultura e para a unidade necessária para operar um novo rumo para o país. Saudamos todos os activistas que, com o seu esforço e dedicação, constroem este belo e urgente movimento.









Sem comentários:

Enviar um comentário