terça-feira, 20 de junho de 2017

Grupo Folclórico e Etnográfico Danças
e Cantares Verde Minho
FOLKLOURES / ENCONTRO DE CULTURAS

 
FOLKLOURES / ENCONTRO DE CULTURAS
 
Descrição: FolkLoures é um evento anual associado ao concelho de Loures, a privilegiar a cultura tradicional da região saloia onde o concelho de Loures se insere do ponto de vista etnográfico e ainda, atendendo ao mosaico em que se transformou formado por gentes das mais variadas regiões portuguesas e povos e culturas, constituir-se num autêntico festival das tradições de todo o mundo.
 
Objectivos:
- Contribuir para a preservação e divulgação da cultura popular de cariz tradicional;
- Contribuir para a construção e manutenção da harmonia social entre as mais diversas comunidades que vivem no concelho de Loures, promovendo a inclusão e a compreensão das respectivas culturas e costumes;
- Destacar Loures como uma cidade de referência do folclore a nível nacional e internacional.
 
Organização: Rancho Folclórico Verde Minho em parceria com a Câmara Municipal de Loures
 
Características:
O FolkLoures constitui um espetáculo de folclore no sentido mais abrangente do tema, incluindo exibições de dança tradicional, recriações etnográficas e outras manifestações da cultura popular tradicional, de Portugal e do estrangeiro, privilegiando entre estes os povos de Língua Portuguesa.
O FolkLoures inclui ainda na sua programação a realização de exposições, conferências ou outros eventos de cariz cultural.
 
O FolkLoures edita anualmente uma publicação (revista) que dará nomeadamente a conhecer a sua programação, bem assim outros aspectos da cultura tradicional, constituindo um registo do próprio evento.
A organização pretende ainda em cada edição melhorar e ampliar a sua programação, privilegiando a qualidade e a diversidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário