quinta-feira, 3 de novembro de 2016

CoopCASA




CONFERÊNCIA CIDADANIA E RESPONSABILIDADE
A CoopCASA tem a honra de apresentar a Conferência Cidadania e Responsabilidade. Com esta iniciativa pretendemos reunir vários pensadores, atores políticos e dirigentes de organizações da Economia Social para, em conjunto, se apresentarem e debaterem os vários fatores que levam à participação cívica e democrática.


Como convidado especial temos o Dr. Eduardo Graça, escritor, dirigente associativo, com passagem pelo governo central e autárquico, e atual Presidente da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - a principal entidade para a promoção e dinamização da Economia Social em Portugal.

O programa avança com a presença do Proponente do projeto e também pensador na área social, Eng.º José Lacerda, que nos irá apresentar a visão do projeto e contextualizar o nascimento desta ideia no âmbito do Orçamento Participativo. Ainda dentro do contexto do projeto a CoopCASA irá apresentar as atividades programadas e o desenvolvimento do Projeto Cidadania e Responsabilidade até à data.

Contamos nesta iniciativa com dois ilustres políticos e representantes do Órgão de Gestão da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, nomeadamente, o seu Presidente Dr. Fernando Tinta Ferreira e o Vice-Presidente e Vereador responsável pelo Orçamento Participativo do Concelho, Dr. Hugo Oliveira que irão contextualizar a implementação do O.P. dentro das políticas de inclusão e promoção da participação democrática do município.

O quadro fica apenas completo com a presença de dirigentes de duas das Organizações da Economia Social de Caldas da Rainha com maior número de voluntários ativos. Contamos assim com a presença do Eng.º José Siqueira, Presidente da Direção do Banco Alimentar do Oeste e de dois membros da Direção da Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha, nomeadamente Drª Cristina Rodrigues e Dr. António Cipriano, para nos ilustrar os fatores que levam à participação e os principais resultados destas organizações no cômputo da mobilização social.

 
Para moderação logramos contar com a mestria do Diretor da Gazeta das Caldas – Cooperativa Editorial Caldense, Dr. José Luiz de Almeida e Silva, dirigente da mais antiga Cooperativa Cultural Caldense. CoopCASA - Cooperativa para a Acção Social e Artística, CRL www.coopcasa. wordpress.com |c.a.s.artistica@gmail.com

 
 
A Conferência irá decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, no dia 5 de Novembro entre as 15h e as 18.30h.

A abertura de portas terá lugar pelas 14h para inscrições de última hora. A entrada é gratuita, estando sujeita a inscrição e limitada aos lugares existentes.

Para mais informação sobre o programa e para inscrição on-line siga esta ligação: http://pcr-participa.wixsite.com/projeto/conferencia

Nesta Conferência teremos oportunidade de conhecer a realidade no que toca à participação cívica por parte de quem tem maior contacto e experiência tem nesta área. Esta será também uma oportunidade para refletir sobre os futuros caminhos para uma participação mais ativa no Concelho de Caldas da Rainha.

Este é um projeto financiado pelo Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, com o apoio da Biblioteca Municipal desta cidade.

A implementação do projeto está a ser levada a cabo pela CoopCASA – Cooperativa para a Acção Social e Artística, CRL. Esta é uma cooperativa cultural jovem fundada em 2014 e sediada em Caldas da Rainha.

 
1 Logótipo do Projeto Cidadania e Responsabilidade CoopCASA - Cooperativa para a Acção Social e Artística, CRL www.coopcasa. wordpress.com |c.a.s.artistica@gmail.com

 
 
Programa

Conferência Cidadania e Responsabilidade 5/Nov/2016 | 15.30h -18.30h | Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha

 
Moderador: José Luiz de Almeida Silva, Diretor da Gazeta das Caldas - Cooperativa Editorial Caldense

 
 
I Parte: Orçamento Participativo uma ferramenta da Democracia Participativa; O Projeto Cidadania e Responsabilidade

 
15.00h Abertura da sessão por Dr. Hugo Oliveira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha

15.15h Apresentação do Projeto Cidadania e Responsabilidade por CoopCASA

15.30h Eng.º José Lacerda Fonseca – Proponente do Projeto Cidadania e Responsabilidade no Orçamento Participativo

15.45h Debate

16.00h Pausa para Café

II Parte: A Economia Social; Solidariedade e Voluntariado como Exemplos de Participação Cívica


16.30h Dr. Eduardo Graça, Presidente da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social
17.00h Eng.º José Siqueira de Carvalho, Presidente da Direção do Banco Alimentar do Oeste
17.15h Dr.ª Cristina Rodrigues e Dr. António Cipriano, representantes da Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha
17.30h Debate
18.00h Encerramento da sessão por Dr. Tinta Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha 


CoopCASA - Cooperativa para a Acção Social e Artística, CRL www.coopcasa. wordpress.com |c.a.s.artistica@gmail.com
 

Sem comentários:

Enviar um comentário