sexta-feira, 22 de abril de 2016

Sociedade Operária de Instrução
e Recreio Joaquim António de Aguiar
Café Abril - Évora
 
 
“Nasci
aqui
no mês de Abril
quando esqueci toda a saudade
e comecei a inventar
em cada gesto
a liberdade.
Nasci
aqui
ao pé do mar
duma garganta magoada no cantar.
Eu sou a festa
inacabada
quase ausente
eu sou a briga
a luta antiga
renovada
ainda urgente.

Eu sou português
aqui
o português sem mestre
mas com jeito.
Eu sou português
aqui
e trago o mês de Abril
a voar
dentro do peito.“
 
Eu sou português aqui
Obras de José Fanha
Chegou Abril, mais que um mês, desde há 42 anos Abril é sinal de Liberdade. Liberdade conquistada pelo povo, de uma esperança nascida da terra. Este ano o Páteo do Salema vai encher-se de novo de cor, de festejos de um Abril de progresso e conquistas, de um Abril que não esquecemos nos outros dias do ano.
Para esta coletividade é de extrema importância a evocação da Revolução que trouxe a Liberdade e a Democracia ao Povo português colocando nas suas mãos o seu próprio destino.
Mesmo antes do 25 de Abril de 1974 a Sociedade Joaquim António d’Aguiar pautou sempre as suas atividades na divulgação e criação cultural e na resistência ao obscurantismo fascista.
Já respirando em liberdade, muitos são os anos em que se promovem as mais variadas atividades no sentido da evocação desta data e este ano não constitui excepção.
25 de Abril Sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário