quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

 SESSÃO TEMÁTICA “O PAPEL DO ASSOCIATIVISMO NA IGUALDADE DE GÉNERO”

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto-Gabinete Pólo de Atendimento Sul, a Federação das Coletividades do Distrito de Beja e o Município da Vidigueira, vêm por este meio convidá-lo(a) a participar na SESSÃO TEMÁTICA “O PAPEL DO ASSOCIATIVISMO NA IGUALDADE DE GÉNERO”, que se realizará no dia 25 de Janeiro pelas 10h30 no Museu Municipal da Vidigueira.
Interveniente:
· Dr.ª Maria Clementina Morgado Henriques – Presidente do Conselho Fiscal da Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), Mestre em Economia Social e Conselheira Nacional da CPCCRD.
Depois do almoço, haverá uma conversa sobre o Associativismo no Concelho da Vidigueira. O encerramento será pelas 16h15, com a assinatura de um Protocolo de Colaboração Recíproca celebrado entre a Federação das Coletividades do Distrito de Beja e a Câmara Municipal de Vidigueira, seguindo-se um lanche-convívio Associativo.
A participação é gratuita, agradecemos apenas que confirme a sua presença através do e-mail: gab.sul@cpccrd.pt até ao dia 23 de Janeiro.
Ver estatísticas e anúncios

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

 ATES - Área Transversal de Economia Social da Católica Porto

Aos Dirigentes Associativos
3.ª edição do Curso de Formação Avançada
Candidaturas abertas até dia 20 de Fevereiro
Será a Prestação de Contas um processo traduzível exclusivamente no reporte de informação de caráter económico-financeiro? Reconhecendo que existe diversidade e até uma certa ambiguidade concetual, importa, porém, que a resposta a esta questão se mostre clara: a Prestação de Contas vai muito para lá de relatórios, ficheiros Excel, gráficos e cifrões.
Talvez a tradução, para português, do conceito inglês Accountability seja responsável, em parte, por este equívoco comum.
Enquanto, por um lado, Accountability pode significar “ser responsabilizado” e também assumir a responsabilidade, numa lógica de “responsabilidade sentida”, a Prestação de Contas parece, por outro, ser percebida como um processo de reporte estandardizado, de caráter mais instrumental e tangível. Serão estes então conceitos distintos ou complementares?
Estas serão algumas das questões e inquietações lançadas na 3.ª edição do Curso de Formação Avançada, para a qual se encontram abertas candidaturas. Contamos convosco para o debate?
👉 Mais sobre o Curso: https://bit.ly/cursoATEStransp
[Ilustração de Dirce Russo]
***
O projeto ‘Transparência nas Organizações da Economia Social portuguesas' é promovido pela ATES/UCP – Porto e apoiado pela Fundação Porticus e pelo Banco BPI/Fundação "la Caixa". Mais informação aqui: https://www.ucp.pt/pt-pt/transparencia_economiasocial








quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

 Artigo de Opinião na A Voz de Ermesinde dia 31/12/2024

"Causar preocupações!" da autoria do Vice-Presidente da Direção da Confederação Portuguesa Das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Adelino Soares.