sábado, 15 de julho de 2017

Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Chiado
15 Julho - Caminhada Nocturna Almada
  Margens do Rio Tejo
 
 
 

Grupo de Promoção Sócio - Cultural de Montargil
XXVIII Festival - FolcGil 2017
15 de Julho
 
 
 
 
 

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Grupo Folclórico e Etnográfico Danças
e Cantares Verde Minho
 
Festa do Vinho
 
Desfolhada do Minho
 
 
Dois eventos a registar, para que não faltem à Desfolhada do Milho
 e Encontro de tocadores em concertina, e, ainda  Cantares ao desafio.
  Espero por todos, as festas fazem-se com gente, e, nós somos Gente que gostamos de Gente.
  Verde Minho e seus eventos.
 
 
Associação Foz do Êta - Olhão
Jazz na Ria
 


 
 
 

quinta-feira, 13 de julho de 2017

 
Festival de Gastronomia do Maranho
  Sertã: 13 a 16 de Julho
 
 
 
 

Caros Sócios e Amigos,

 

Entre 13 de 16 de Julho, vai realizar-se na Sertã, na Alameda da Carvalha, o Festival de Gastronomia do Maranho, estando a Sessão Solene de Inauguração marcada para as 18h30 de quinta-feira, dia 13 de Julho.

 
Organizado pela Câmara Municipal da Sertã, em palco vão estar actuações musicais diversas. Tal como nas edições anteriores, a Casa da Comarca da Sertã participará com um expositor, no qual serão disponibilizados gratuitamente diversos materiais promocionais dos concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, bem como das freguesias de Amêndoa e Cardigos do município de Mação.
 

A Adega dos Apalaches (Roqueiro, freguesia de Estreito - Vilar Barroco), em parceria com o Hotel de Santa Margarida, associado colectivo da nossa Casa, vai realizar uma degustação de Sabores de Oleiros no nosso expositor, na sexta-feira, dia 14 de Julho, pelas 18 horas.
 
 
Esperamos por Si!
 
 


domingo, 9 de julho de 2017

Centro Republicano Democrático de Fânzeres
09 DE JULHO - PASSEIO DE VERÃO 2017
  INSCRIÇÕES ABERTAS NO BAR DO CRDF
 
 





A Direção


CENTRO REPUBLICANO E DEMOCRÁTICO DE FÂNZERES

Rua da Igreja 470, 4510-582 Fânzeres * 224894792





sábado, 8 de julho de 2017


     Banda Boa União - Musica Velha


SALVE,    8  de  Julho  de  1865

1865 – 2017

150 anos de vida da Banda Boa União Música Velha

 

A Banda Boa União – Música Velha, fruto da passagem por Manteigas de uma barulhenta charanga (e determinação dos manteiguenses de então) iniciou em 8 de Julho de 1865 um percurso de vida prenhe de luta, persistência e vontade de dizer sempre presente.

Fruto das lutas políticas da época sofreu uma cisão que originou uma nova banda. Porém, da determinação dos resistentes resultou uma nova força interior que permitiu singrar e evoluir até aos dias de hoje.

Dezanove maestros em 150 anos de vida tornou a Música Velha numa referência inapagável no panorama musical manteiguense.

Em 1965 a Banda Boa União – Música Velha comemorou o seu centenário. Foi uma realização de alto valor e por todos reconhecida. E foi, também, o reacender das vontades de se reiniciar um novo século que, neste ano de 2015, se completa a primeira metade.

Exceptuando os primeiros anos de vida onde imperaram sócios auxiliares como organizadores da vida da associação, a Banda Boa União – Música Velha foi sempre gerida pelos próprios músicos, sócios de instrução. Até 1995, data em que se reorganizaram os estatutos e se abriu, de novo, a vida da Banda Boa União – Música Velha aos sócios auxiliares e que se manteve até aos dias de hoje. Os sócios honorários dão o brilho do passado desta colectividade que se quis, sempre, irmanada no valor de cada um.

Musicalmente, a Banda Boa União – Música Velha nunca deixou de vincar os seus pergaminhos. De todas as épocas sempre houve alturas de muita qualidade no seu desempenho musical. Hoje não é excepção.

Vivendo para a comunidade de Manteigas, a Música Velha sempre quis promover o nosso território e a nossa população. Tanto é que por todo o lado por onde tenha passado a Banda Boa União – Música Velha sempre deixou bem vincada a personalidade serrana e o labor e qualidade dos manteiguenses.

Querendo ser activa na sociedade de Manteigas, e colaborando com as entidades oficiais, a Música Velha não se limitou só à música. Promoveu um rancho folclórico, teatro, e outras actividades lúdicas. Hoje, faz parte da colectividade um grupo de teatro, a Escolinha, que incentiva as crianças para a música, ou outra actividade artística, e a Fanfarra.

Foi sempre uma escola de vida e um marco na formação dos jovens/pessoas manteiguenses, e que sempre soube fomentar o respeito, a humanidade, o brio e a auto-estima. E a importância do conhecimento foi sempre vital nos objectivos da associação.

A Banda Boa União – Música Velha só em 1951 realizou o sonho de ter a sua própria sede. Que cumpriu até hoje com os fins para que foi criada. Hoje, e fruto de acreditarmos na nossa juventude, e das exigências que ela nos coloca, temos uma nova sede e um novo ensaio que queremos disponíveis para o desenvolvimento da nossa colectividade e de Manteigas.

No seu aniversário, e que já vai na 8ª edição, a Banda Boa União – Música Velha promove uma caminhada pelas serranias da Estrela e edita um sêlo postal.

A nossa página web www.musicavelha.net e a nossa página do facebook divulgam a nossa actividade diária.

Isto é o valor criado para o direito de a Música Velha ficar na História manteiguense.

E dizer que vale a pena.
 
A Direcção